Mousse de Ricotta, Doce de Pêra Rocha e Vinho do Porto

Mousse de Ricotta e Doce de Pêra Rocha com Vinho do Porto e Praliné de Amêndoas
Ana autora do blog -

Ana é a autora do blog “Amendoeira em Flor”, uma jovem rapariga do Algarve que vive em Roma. Com ela vão descobrir que comida saborosa não precisa de ser complicada, como esta deliciosa Mousse de Ricotta com Doce de Pêra Rocha com Vinho do Porto e Praline de Amêndoas.

Ingredientes:

  • 350 gr de queijo ricotta;
  • 200 gr de natas frescas;
  • 2 punhados de amêndoas torradas;
  • 2 folhas de gelatina;

Preparação:

  1. Bater o ricotta até atingir uma consistência cremosa, depois adicionar um pacote de natas frescas e bater tudo até atingir uma mistura de consistência firme e homogénea. Adicionar 4 colheres de sopa cheias de Doce de Pêra Rocha e Vinho do Porto e envolver bem com o resto da mousse.
  2. Demolhar as folhas de gelatina em água fria. Em seguida, diluem-se numa pequena quantidade de água morna e adicionam-se à mousse (misturar bem para evitar grumos). Reservar a mistura no frigorífico.
    Aquece-se o forno a 180ºC e num tabuleiro torram-se 2 punhados de amêndoas com casca. Quando estiverem prontas, retiram-se do forno e deixamos arrefecer numa superfície fria.
  3. Entretanto, numa frigideira antiaderente adicionar 5 colheres de sopa de açúcar, 1 de água e em lume médio deixar caramelizar sem tocar no açúcar. Quando o caramelo apresentar uma cor âmbar, adicionam-se as amêndoas torradas ao caramelo e deita-se o praline numa superfície forrada a carta de forno para arrefecer.
  4. Quando o praline estiver sólido parte-se em pedaços mais pequenos e tritura-se tudo com a ajuda do almofariz.
  5. Para servir, alternam-se as camadas de mousse com o praline em copos e deixa-se arrefecer no frigorífico entre 2 a 3 horas.

Produtos Usados


Doce de Pêra Rocha com Vinho do Porto
Subscrever