Bacalhau Cozido em Azeite com Ovo Escalfado e Migado com Batata e Paiola de Barrancos

Bacalhau Cozido em Azeite com Ovo Escalfado e Migado com Batata e Paiola de Barrancos
Receitas Quinta de Jugais - O Chef

Receitas únicas e originais que usam como ingredientes produtos da Quinta de Jugais. Produtos que conferem às receitas caraterísticas únicas e um palato especial e pormenorizado.

Ingredientes:

  • 4 lombos de bacalhau com 120 g cada;
  • 4 ovos biológicos extra frescos;
  • 400 g de batata para cozer;
  • 80 g paiola;
  • 2 dentes de alho esmagados;
  • 2 folhas de louro;
  • casca de laranja q.b.;
  • casca de limão q.b.;

Modo de Preparação:

  1. Corte o bacalhau em peças de 120 g. Para demolhar o bacalhau, coloque-o em água com gelo, com a pele voltada para cima, no frigorífico. Dependendo da espessura do bacalhau, o tempo de demolha poderá variar entre 1 a 3 dias. A água deverá ser mudada três vezes ao dia.
  2. Depois de demolhado, coza o bacalhau coberto de azeite com um dente de alho esmagado, uma folha de louro, casca de laranja, casca de limão, tomilho e alecrim. O azeite não deverá passar os 80ºC. Poderá cozinhar o bacalhau no forno ou em lume muito brando. Para preparar os ovos escalfados, leve água ao lume com um pouco de vinagre e deixe que comece a fervilhar ligeiramene. Abra os ovos e coloque cada um dentro de uma taça. Com muito cuidado, coloque os ovos, um a um, dentro da água. Se necessário, com a ajuda de uma colher, empurre a clara de forma a cobrir a gema.
  3. Deixe cozinhar até a clara estar totalmente branca mas a gema ainda estar líquida no interior. Retire os ovos e mantenha-os quentes até misturar com a batata.
  4. Coza as batatas com pele em água com sal, azeite, um dente de alho esmagado e uma folha de louro. Pele as batatas (se estiverem muito quentes segure-as com a ajuda de um garfo) e migue grosseiramente.
  5. Numa frigideira antiaderente, num fio de azeite, junte a batata, envolva bem e acrescente o ovos escalfados e a paiola cortada em fatias bem finas. Corrija os temperos com sal e pimenta. Acompanhe o o bacalhau com as batatas. Sirva de imediato.

Produtos Usados


Subscrever